Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Aniversário da Escola Especial Luz da Vida


As Comemorações do Aniversário da Escola Especial Luz da Vida, aconteceram neste sábado (10/03), com uma programação bastante criativa e tudo lembrava brincadeira. É que nas comemorações aconteceu a Solenidade de Inauguração da Brinquedoteca, mais um ambiente que a Escola ganha para desenvolvimento de aprendizagens. Na Solenidade estavam presentes autoridades, convidados, membros da Diretoria da APAE, pais e alunos.

Compondo a tribuna de honra a senhora Marciane Machado da Silva, Subsecretária de Estado da Educação e que também estava representando o Presidente da Federação das APAEs do Estado do Tocantins; o senhor Sebastião Paulo Tavares, Prefeito Municipal de Paraíso do Tocantins; a senhora Aurizete Maria de Carvalho e Sá, Presidente da APAE – Paraíso; a professora Kelly Cristina Dantas, Diretora da Escola Especial Luz da Vida; os alunos Luciana Xavier e Hélio Manoel , Autodefensores da APAE-Paraíso e da Federação das APAES do Estado do Tocantins; Os Vereadores Jozelino Rodrigues e Lafaiete Lobo; a senhora Maria José de Miranda, representante da família do aluno Cledeildo José de Miranda, que deu nome à brinquedoteca; o representante do Deputado Estadual José Geraldo, senhor Carlos; o reverendíssimo Pe. Eduardo Alencar Lustosa, representante da Igreja Católica e reverendíssimo Pr. Aurélio Mota Monteiro, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Os trabalhos iniciaram com oração dirigida pelo pastor Aurélio. No momento cívico enquanto se ouvia a voz  dos presentes na execução do Hino Nacional Brasileiro, vislumbrava-se imagens dos trabalhos da escola desde seu início.
Diretora Kelly fazendo seu pronunciamento
presidente da APAE, Aurizete fazendo seu discurso

Depois houve pronunciamento das autoridades e o momento marcante do descerramento da placa  inaugural.

A benção da brinquedoteca coube ao padre Eduardo. Houve exploração da Brinquedoteca pelos presentes. Como não podia faltar, as apresentações artísticas levaram a criançada rir bastante, assim como nos videos dançantes onde todos dançaram e gesticulavam em rit mos e movimentos.


A festa encerrou com um delicioso almoço.

Breve Histórico da Escola:
Fruto da primeira diretoria executiva da APAE – Paraíso, a Escola Especial Luz da Vida foi fundada em 12 de março de 1994. O nome da Escola foi escolhido através de um concurso nas escolas da rede regular de ensino, tendo como vencedora a aluna Adriana Helena, estudante da Escola Sagrado Coração de Jesus – São Geraldo, a quem pedimos uma salva de palmas.

A primeira diretora a atuar na Escola Especial Luz da Vida foi a professora Lusdalva Santiago Lustosa, que conduziu muito bem a equipe de profissionais, apesar dos problemas existentes como em todas as entidades de cunho filantrópico enfrenta.

A escola funcionava em prédio alugado, pois não dispunha de sede própria, só conseguindo acomodações quando a Loja Maçônica Estrela do Paraíso cedeu em regime de comodato, este prédio onde estamos instalados. A escola cresceu em número de alunos e, consequentemente, em número de profissionais e as instalações físicas precisaram ser ampliadas, o que aconteceu através de campanhas e promoções para captar recursos com a colaboração da comunidade. O trabalho pedagógico voltado para a inclusão social nos remete à busca constante de uma educação com qualidade e para isso, contamos com a parceria das escolas municipais e estaduais da rede regular (a quem agradecemos muitíssimo): um compromisso que firmamos em favor de uma educação inclusiva.

Outras diretoras fizeram parte da história da Escola: a professora Vania Beatriz, a Assistente Social Raquel Murça, a professora Eliana Godoy, a Fisioterapeuta Isabel Cristina, a professora Vera Lucia, a Professora Rosa Maria e hoje a professora Kelly Cristina Dantas é a diretora, que também está escrevendo uma linda história.

Os alunos da Escola são uma história a parte, mas uma história entrelaçada com a da escola. Cada um com suas características, necessidades e marca registrada. E por falar em marca registrada, queremos fazer menção ao nosso querido e saudoso aluno Cledeildo josé de Miranda, nosso primeiro aluno matriculado. O ilustre cidadão Cledeildo José de Miranda, nasceu no dia 06 de janeiro de 1989, é filho do senhor José Galdino da Silva e de dona Maria José de Miranda. A sua vida escolar teve início na Escola Especial Luz da Vida, aos 7 anos de idade, onde deu seus primeiros passos rumo ao conhecimento. Era um garoto tímido, mas bastante participativo. Ele cresceu, se desenvolveu e a sua paixão na escola era desenhar, além de ler e ouvir histórias, das quais participava das dramatizações que aconteciam. A amabilidade era sua marca registrada, por isso foi escolhido como nosso aluno pioneiro. Para homenageá-lo, daremos à nossa Brinquedoteca o seu nome.
A Escola Especial Luz da Vida agradece a todos pela presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora, com graduação em Normal Superior, cursando Pedagogia, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino e Pós-graduada em Libras. Atualmente trabalha na APAE-Paraíso/Tocantins, onde ocupo a função de Coordenadora Financeira e Projetista e ocupo a função de Coordenadora de Educação Profissional da Federação das APAEs do Estado do Tocantins. Casada, tem 4 filhos. É evangélica e acredita que trabalhar com educação especial precisa ter muito amor no coração. É apaixonada pelo movimento APAEano, o qual é seguidora e defensora há 18 anos.