Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas


Atividade 4.3 – Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas

Lucilene Macedo Ribeiro de Souza

O texto científico do autor Silvio Pereira da Costa (http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf), reflete sobre as transformações que ocorreram desde que as tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano da humanidade. Nele, Silvio apresenta uma colocação feita por Belloni (2005, p. 17) que diz: “Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano”, uma grande verdade que eu particularmente ainda não tinha visualizado dessa forma. Entendo que precisamos nos apropriar do uso dos meios tecnologicos de maneira saudável com a responsabilidade de fazer uma transformação para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Infelizmente muitas pessoas estão utilizando as mídias para agredir, denegrir e prejudicar outrem, o que é extremamente desfavorável às transformações positivas.

É bem verdade que as tecnologias da informação mudaram nossas vidas e se essa mudança ainda não aconteceu, certamente acontecerá mais cedo ou mais tarde.

Relato de Experiência: em 2005, durante um Congresso Nacional das APAEs, em João Pessoa – PB, participei da apresentação de um trabalho de adaptação curricular,  realizado na APAE de João Pessoa, onde a instituição buscou parceria com uma faculdade e juntos realizaram as adaptações necessárias para a inclusão digital dos alunos com deficiência. O interessante é que foi observada a necessidade de cada aluno individualmente: para o aluno com deficiência visual, foram realizadas adaptações que atendessem essa necessidade, como o recurso de áudio para auxiliar o aluno que não enxergava. Para os alunos com deficiência auditiva, foram utilizados recursos de imagens e vídeos para melhor entendimento da tecnologia, e assim por diante. Àqueles alunos com dificuldade de mobilidade e coordenação houve adaptações nos teclados, mouses  e até instrumentos de auxílio que eram conectados às mãos dos alunos. Tudo realizado para atender as especificidades de quem realmente precisa ser incluso. Foi uma experiência incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora, com graduação em Normal Superior, cursando Pedagogia, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino e Pós-graduada em Libras. Atualmente trabalha na APAE-Paraíso/Tocantins, onde ocupo a função de Coordenadora Financeira e Projetista e ocupo a função de Coordenadora de Educação Profissional da Federação das APAEs do Estado do Tocantins. Casada, tem 4 filhos. É evangélica e acredita que trabalhar com educação especial precisa ter muito amor no coração. É apaixonada pelo movimento APAEano, o qual é seguidora e defensora há 18 anos.