Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas


Atividade 4.3 – Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas

Lucilene Macedo Ribeiro de Souza

O texto científico do autor Silvio Pereira da Costa (http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf), reflete sobre as transformações que ocorreram desde que as tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano da humanidade. Nele, Silvio apresenta uma colocação feita por Belloni (2005, p. 17) que diz: “Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano”, uma grande verdade que eu particularmente ainda não tinha visualizado dessa forma. Entendo que precisamos nos apropriar do uso dos meios tecnologicos de maneira saudável com a responsabilidade de fazer uma transformação para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Infelizmente muitas pessoas estão utilizando as mídias para agredir, denegrir e prejudicar outrem, o que é extremamente desfavorável às transformações positivas.

É bem verdade que as tecnologias da informação mudaram nossas vidas e se essa mudança ainda não aconteceu, certamente acontecerá mais cedo ou mais tarde.

Relato de Experiência: em 2005, durante um Congresso Nacional das APAEs, em João Pessoa – PB, participei da apresentação de um trabalho de adaptação curricular,  realizado na APAE de João Pessoa, onde a instituição buscou parceria com uma faculdade e juntos realizaram as adaptações necessárias para a inclusão digital dos alunos com deficiência. O interessante é que foi observada a necessidade de cada aluno individualmente: para o aluno com deficiência visual, foram realizadas adaptações que atendessem essa necessidade, como o recurso de áudio para auxiliar o aluno que não enxergava. Para os alunos com deficiência auditiva, foram utilizados recursos de imagens e vídeos para melhor entendimento da tecnologia, e assim por diante. Àqueles alunos com dificuldade de mobilidade e coordenação houve adaptações nos teclados, mouses  e até instrumentos de auxílio que eram conectados às mãos dos alunos. Tudo realizado para atender as especificidades de quem realmente precisa ser incluso. Foi uma experiência incrível.

Confraternização dos Funcionários da APAE Paraiso em comemoração ao aniversário da Presidente e Vice-presidente


Os servidores da APAE Paraiso se organizaram para realizar uma agradável confraternização em comemoração ao aniversário da Presidente Aurizete Maria de Carvalho e Sá e da Vice presidente Daura Les Andrade da Silva, que aconteceram no mês de fevereiro.
O evento teve momentos de oração em favor das aniversariantes dirigido pela Professora Maria do Espírito Santo,
entrega de presentes
e um delicioso jantar oferecido pelos funcionários

tudo aconteceu com um clima de alegria e descontração.



quinta-feira, 15 de março de 2012

Escola Especial Luz da Vida recebe Visita da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde

Neste dia 08 de março, a Escola Especial Luz da Vida recebeu a visita dos profissionais da saúde do município para uma palestra sobre Dengue e Hanseníase.
a palestra foi bastante proveitosa e contribuiu com o trabalho de aula campo que os professores desenvolveram com os alunos no dia 06/03/12.
Agradecemos aos funcionários da saúde que se dispuseram  a colaborar com o aprendizado dos alunos.

Aula Campo

As professoras da Escola Especial Luz da Vida deram um show de cidadania  nesta terça-feira dia 06 de março. Realizaram uma aula campo. O tema: Dengue.

Professores e alunos fizeram um arrastão no quarteirão próximo a escola, para conscientizar os moradores do perigo da dengue. Munidos de cartazes confeccionados pelos alunos e professores e panfletos cedidos pela Secretaria municipal de Saúde, a turma exerceu sua cidadania com uma ação de saúde pública.

 Parabéns Apaeanos!

sábado, 10 de março de 2012

Aniversário da Escola Especial Luz da Vida


As Comemorações do Aniversário da Escola Especial Luz da Vida, aconteceram neste sábado (10/03), com uma programação bastante criativa e tudo lembrava brincadeira. É que nas comemorações aconteceu a Solenidade de Inauguração da Brinquedoteca, mais um ambiente que a Escola ganha para desenvolvimento de aprendizagens. Na Solenidade estavam presentes autoridades, convidados, membros da Diretoria da APAE, pais e alunos.

Compondo a tribuna de honra a senhora Marciane Machado da Silva, Subsecretária de Estado da Educação e que também estava representando o Presidente da Federação das APAEs do Estado do Tocantins; o senhor Sebastião Paulo Tavares, Prefeito Municipal de Paraíso do Tocantins; a senhora Aurizete Maria de Carvalho e Sá, Presidente da APAE – Paraíso; a professora Kelly Cristina Dantas, Diretora da Escola Especial Luz da Vida; os alunos Luciana Xavier e Hélio Manoel , Autodefensores da APAE-Paraíso e da Federação das APAES do Estado do Tocantins; Os Vereadores Jozelino Rodrigues e Lafaiete Lobo; a senhora Maria José de Miranda, representante da família do aluno Cledeildo José de Miranda, que deu nome à brinquedoteca; o representante do Deputado Estadual José Geraldo, senhor Carlos; o reverendíssimo Pe. Eduardo Alencar Lustosa, representante da Igreja Católica e reverendíssimo Pr. Aurélio Mota Monteiro, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Os trabalhos iniciaram com oração dirigida pelo pastor Aurélio. No momento cívico enquanto se ouvia a voz  dos presentes na execução do Hino Nacional Brasileiro, vislumbrava-se imagens dos trabalhos da escola desde seu início.
Diretora Kelly fazendo seu pronunciamento
presidente da APAE, Aurizete fazendo seu discurso

Depois houve pronunciamento das autoridades e o momento marcante do descerramento da placa  inaugural.

A benção da brinquedoteca coube ao padre Eduardo. Houve exploração da Brinquedoteca pelos presentes. Como não podia faltar, as apresentações artísticas levaram a criançada rir bastante, assim como nos videos dançantes onde todos dançaram e gesticulavam em rit mos e movimentos.


A festa encerrou com um delicioso almoço.

Breve Histórico da Escola:
Fruto da primeira diretoria executiva da APAE – Paraíso, a Escola Especial Luz da Vida foi fundada em 12 de março de 1994. O nome da Escola foi escolhido através de um concurso nas escolas da rede regular de ensino, tendo como vencedora a aluna Adriana Helena, estudante da Escola Sagrado Coração de Jesus – São Geraldo, a quem pedimos uma salva de palmas.

A primeira diretora a atuar na Escola Especial Luz da Vida foi a professora Lusdalva Santiago Lustosa, que conduziu muito bem a equipe de profissionais, apesar dos problemas existentes como em todas as entidades de cunho filantrópico enfrenta.

A escola funcionava em prédio alugado, pois não dispunha de sede própria, só conseguindo acomodações quando a Loja Maçônica Estrela do Paraíso cedeu em regime de comodato, este prédio onde estamos instalados. A escola cresceu em número de alunos e, consequentemente, em número de profissionais e as instalações físicas precisaram ser ampliadas, o que aconteceu através de campanhas e promoções para captar recursos com a colaboração da comunidade. O trabalho pedagógico voltado para a inclusão social nos remete à busca constante de uma educação com qualidade e para isso, contamos com a parceria das escolas municipais e estaduais da rede regular (a quem agradecemos muitíssimo): um compromisso que firmamos em favor de uma educação inclusiva.

Outras diretoras fizeram parte da história da Escola: a professora Vania Beatriz, a Assistente Social Raquel Murça, a professora Eliana Godoy, a Fisioterapeuta Isabel Cristina, a professora Vera Lucia, a Professora Rosa Maria e hoje a professora Kelly Cristina Dantas é a diretora, que também está escrevendo uma linda história.

Os alunos da Escola são uma história a parte, mas uma história entrelaçada com a da escola. Cada um com suas características, necessidades e marca registrada. E por falar em marca registrada, queremos fazer menção ao nosso querido e saudoso aluno Cledeildo josé de Miranda, nosso primeiro aluno matriculado. O ilustre cidadão Cledeildo José de Miranda, nasceu no dia 06 de janeiro de 1989, é filho do senhor José Galdino da Silva e de dona Maria José de Miranda. A sua vida escolar teve início na Escola Especial Luz da Vida, aos 7 anos de idade, onde deu seus primeiros passos rumo ao conhecimento. Era um garoto tímido, mas bastante participativo. Ele cresceu, se desenvolveu e a sua paixão na escola era desenhar, além de ler e ouvir histórias, das quais participava das dramatizações que aconteciam. A amabilidade era sua marca registrada, por isso foi escolhido como nosso aluno pioneiro. Para homenageá-lo, daremos à nossa Brinquedoteca o seu nome.
A Escola Especial Luz da Vida agradece a todos pela presença!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Conhecendo objetos multimidias e Repositórios Educacionais

Assistimos os vídeos  COIEDA e Mysistery Guitarman no youtube e percebemos a enorme gama de possibilidades de se trabalhar em sala de aula com vídeos interativos, onde os alunos podem interagir, criar e construir seus próprios recursos de aprendizagem. O mais interessante é que o acesso a esses vídeos fazem parte do cotidiano dos alunos, ainda não sistematizado, mas a partir do momento que se planeja uma aula com esses recursos, o processo ensino-aprendizagem é facilitado e a aula se torna prazerosa.

Como repositórios educacionais de material multimídia podemos citar o Portal do Professor(www.portaldoprofessor.mec.gov.br), onde podemos encontrar vídeos, planos de aula, animações, imagens e experimentos práticos que nos auxiliam no dia a dia da escola, nosso planejamento e conhecimento. Outros repositórios são o Domínio Publico (dominiopublico.gov.br), Rived (rived.mec.gov.br), Tv Escola(tvescola.mec.gov.br), Youtube(youtube.com), entre outros, todos facilitadores do conhecimento tecnológico e de outros temas, que nos possibilitam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Quem sou eu

Minha foto
Professora, com graduação em Normal Superior, cursando Pedagogia, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino e Pós-graduada em Libras. Atualmente trabalha na APAE-Paraíso/Tocantins, onde ocupo a função de Coordenadora Financeira e Projetista e ocupo a função de Coordenadora de Educação Profissional da Federação das APAEs do Estado do Tocantins. Casada, tem 4 filhos. É evangélica e acredita que trabalhar com educação especial precisa ter muito amor no coração. É apaixonada pelo movimento APAEano, o qual é seguidora e defensora há 18 anos.